domingo, 6 de abril de 2014

O QUE É O PRAZER ?!

SEXUALIDADE – O QUE É O PRAZER -

Só para lembrar, a sexualidade é uma construção de conceitos na qual estamos elaborando a partir de palavras chaves. Já falamos sobre o que é SEXO e RELAÇÃO SEXUAL. Agora vamos pensar sobre a palavrinha PRAZER.
PRAZER carrega em si várias conotações , dependendo de que área estamos falando. Quando o tema é sexualidade, logo imaginamos “aquilo !” - o ápice da relação sexual genital – .
Entender o PRAZER apenas pela genitalidade, é cair novamente no reducionismo genital da sexualidade. O PRAZER engloba muito mais aspectos emocionais do que fisiológicos dentro da sexualidade. Quando um casal, no ato sexual genital, sentem o orgasmo genital, poderá estar obtendo prazer ou não, pois o orgasmo em si poderá representar apenas uma reação fisiológica, e logo em seguida ao ato sexual, ambos os parceiros poderão sentir um grande “buraco” afetivo existencial.
Por isto, o PRAZER é a somatória dos fatores fisiológicos e emocionais que envolve um relacionamento. Se o casal possue vinculo amoroso revelador de um profundo amor um para com o outro, o ato sexual genital representará o coroamento não do encontro físico em si, mas sim da troca afetiva, representativo do amor partilhado. Desta forma, a sensação de PRAZER, terá uma conotação plena. Do contrário, será apenas uma reação de goso.
A percepção do PRAZER poderá ser observada em outras situações que não sejam sexuais. Como por exemplo, o PRAZER de degustar uma comida. Podemos simplesmente ter uma boa interação com determinada comida, ou um PRAZER. Saberemos a diferença, quando ao comermos um “prato”, conseguirmos ritualizar o ato, degustando, saboreando, sentindo o tempero, e deixando o paladar penetrar a alma… aí sim poderemos ter a certeza de que estamos vivenciando o PRAZER.
Vejam, PRAZER é algo que sentimos em qualquer circunstância, que só podemos saber se estivermos ligando todos os sentidos, fisicos e emocionais. Acrescentaria  também o sentido espiritual no caso da sexualidade, pois o casal que também carrega em si a dimensão espiritual, terá no PRAZER sexual genital (orgasmo partilhado, amor partilhado) , o agradecimento por estarem podendo vivenciar um Dom dado por Deus aos casais, coroando assim o Matrimônio.
Para ir mais fundo : leia o livro PRAZER SEXUAL NA VIDA CONJUGAL,  Ed Paulus. Gerson Abarca (veja neste blog – publicações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário